O Último Ex-Escravo Negro no Brasil

19-09-2010 15:57

Recentemente, o Café História promoveu uma enquete na qual procurava discutir se a escravidão, no Brasil, é um tema pouco ou bastante discutido. A votação mostrou que para os membros da rede ainda existe muita coisa para ser falada.

Pensar em escravidão no país é pensar em uma realidade muito próxima. Basta lembrar que as pessoas mais velhas de nosso tempo conviveram com ex-escravos negros. Em um passado não muito longínquo ainda existiam antigos escravos negros, arrancados da África para trabalhar no Brasil. Por isso, o Café foi tentar descobrir quando morreu o último ex-escravo negro no Brasil.

A tarefa foi bastante árdua e os resultados ainda não podem ser confirmados. Não há praticamente nenhuma referência na web sobre a vida do último escravo negro no Brasil, o que parece algo curioso em um momento de grande efervescência pela memória. A única referência foi um jornal religioso chamado Correio Fraterno (ABC), que prestava uma homenagem ao último ex-escravo negro brasileiro. O autor do texto cita o texto de um jornal (não menciona o jornal, mas suspeita-se do Jornal do Brasil), que diz o seguinte:

"RIO DE JANEIRO - sábado, 13 de setembro de 1986. Ex-escravo morre aos 121 anos. Morreu ontem o último escravo que ainda vivia no Brasil. Valdomiro Silva, que acabara de completar 121 anos, que chegou aqui num porão de um navio negreiro em 1882. O corpo do ex-escravo foi velado na casa do empresário Édio Costa, cujo avô paterno havia comprado Valdomiro no século passado. O bairro onde ele morou, por mais de 100 anos, ficou de luto e o comércio fechou suas portas em sinal de respeito ao extinto. Consta que quando Valdomiro chegou da África fez por merecer (grifei) a consideração e amizade do filho do fazendeiro, o menino Durvalino que tinha, naquela ocasião, apenas 10 anos de idade. Descontentes com os maus tratos que os escravos recebiam, o negro Valdomiro e o menino Durvalino fugiram para a cidade do Rio de Janeiro, onde se instalaram no subúrbio de Bangú. Anos depois Durvalino fez fortuna e Valdomiro já era tratado como pessoa da família. Os sete filhos de Durvalino foram cuidados por Valdomiro que se apegou especialmente ao Édio, que iria se tornar conhecido como o empresário Édio Costa, uma das maiores fortunas da Zona Oeste do Rio de Janeiro. "Ele era meu pai, meu avô e meu bisavô"- desabafou o empresário...".

Embora não tenha sido possível verificar a legitimidade dessa informação(o que demanda uma pesquisa em arquivo), os dados não devem estar tão distantes da realidade. E, talvez, o mais importante: a escravidão ainda é uma questão extremamente contemporânea para os brasileiros.

Na tentativa de enfrentar esse passado sensível, o Café História tenta resgatar um pouco dessa história. Na seção vídeos, o leitor pode encontrar um vídeo sobre os escravos que vinham de Gana para o Brasil. Em notícias, leia o que os historiadores falam hoje sobre o ensino da história da África nas escolas. E, na tentativa, de recuperar a história dos últimos ex-escravos negros no Brasil, há um novo fórum, para que se possa, de maneira colaborativa, reunir informações.

Imagem: fotos de escravos no Rio de Janeiro, final do século XIX.