RENASCIMENTO - CAROL SANTANA - 3º ANO

10-05-2011 14:32

 

 RENASCIMENTO

 

Estar preso, não é somente não ter o direito de se locomover fisicamente, estar preso vai além disso tudo, estar preso é não ter a liberdade de PENSAR!

Na idade média havia apenas uma única instituição que mantinha o monopólio sobre tudo e sobre todos, a igreja. A igreja medieval conseguiu de forma extraordinária dominar a mente do ser humano, levando-o a condição única de fantoche! O homem medieval não detinha sobre si mesmo o poder e a autoridade de pensar, questionar e muito menos mudar qualquer coisa, a igreja exercia muito poder e influencia sobre o homem, trancando as portas do conhecimento e assim a idade média, se torna conhecida como "Idade das trevas" por não possuir a Luz do pensamento, das ideias.

E o renascimento surge pra revolucionar tudo, os grandes gênios não precisam mais se esconder, agora podem mostrar para o mundo o seu dom, toda a sua arte... Surgem assim novas ideias, novos conceitos e o monopólio da igreja é drasticamente posto em xeque.

Grandes artistas como Da Vince, que particularmente é o meu preferido, construíram grandes obras e deixaram marcos incríveis para nós, num século primitivo, praticamente sem tecnologia alguma, Da Vince conseguiu fazer estudos sobre o corpo humano e ir além, fazer projetos de grandes maquinas, quadros com uma perfeição imensa que poderiam ser confundidas com fotografias atuais pela sua grandeza de detalhes! O homem Renasceu de toda treva e todo medo que a igreja inescrupulosa colocou na mente humana, com o Renascimento o homem teve a chance de nascer mais uma vez e encontrar o seu lugar no mundo.

Atualmente temos muita liberdade, grandes paradigmas já foram quebrados há muito tempo, podemos questionar criar e fazer novas descobertas sem sermos perseguidos pela igreja! O homem atual evoluiu muito, mas nada disso seria possível se nunca tivesse ocorrido a grande transformação na mente do ser, o seu RENASCIMENTO!

Entretanto nos dias atuais, mesmo com tanta liberdade o homem parece estar alienado, preso as propagandas e padrões que criaram para a sociedade, o homem não cria mais apenas copia! É claro que existem as exceções, mas o homem está se tornando cada vez mais acomodado e as novas ideias surgem, novas tecnologias também, mas o homem está tão acostumado a ver propagandas de celulares novos, carros mais modernos que tudo isso acaba se tornando banal, não é mais considerado como arte...

Infelizmente as novas tecnologias também trazem consequências como por exemplo, guerras e muita destruição, o homem acaba fazendo mal uso dessa sua grande evolução que demorou séculos e séculos para ser adquirida, acredito que essa nova tecnologia deveria ser restrita a coisas que edificasse nosso planeta, contribuísse para que de alguma forma pudesse ajudar países decadentes, problemas como aquecimento global, o buraco na camada de ozônio, que alias, o próprio homem ajuda a destruir! Acho que está mais do que na hora do homem abrir os olhos e enxergar o que significa toda essa tecnologia, todo esse antropocentrismo que ele faz uso, mas infelizmente a maioria não é para o bem!

O tipo de pessoa que quero me tornar não é copista e sim um ser humano que cria, pois eu sou um ser racional e posso fazer uso de minha racionalidade para criar coisas incríveis, HOJE eu tenho a liberdade de questionar criar e mudar! Então farei uso dela o máximo que puder....


Caroline Santana Reis  n° 03  3°Médio

 

Tópico: RENASCIMENTO - CAROL SANTANA - 3º ANO

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário