Detenção de Rosa Parks

19-09-2010 15:47

Um ato de coragem, a detenção de Rosa Parks...


Em 1 de dezembro de 1955, durante uma hora à noite típica corrida em Montgomery, Alabama, um 42-year-old mulher tomou um assento no ônibus a caminho de casa a partir da loja de departamentos Montgomery Fair onde ela trabalhava como costureira. Antes que ela chegou ao seu destino, ela calmamente desencadeou uma revolução social, quando o motorista do ônibus a instruiu para mover para trás, e ela recusou. Rosa Parks, uma americana Africano, que foi preso dias por violar uma lei municipal que exige a segregação racial dos autocarros públicos.
Nos ônibus da cidade de Montgomery, Alabama, 10 assentos da frente estavam permanentemente reservadas para os passageiros brancos. O diagrama mostra que a Sra. Parks estava sentado na primeira fila atrás dos 10 assentos. Quando o ônibus ficou lotado, o motorista do ônibus instruído Parks e os outros três passageiros sentados nessa linha, todos os americanos Africano, a abandonar os seus lugares para os passageiros brancos embarque. Eventualmente, três dos passageiros movido, enquanto a Sra. Parks permaneceu sentado, argumentando que ela não estava em um lugar reservado para os brancos. Joseph Blake, o motorista, acreditava que tinha o poder de mover a linha que separa os passageiros preto e branco. A lei foi realmente um tanto obscura nesse ponto, mas quando Rosa Parks desafiou seu despacho, ele chamou a polícia. Diretores Dia e Mixon chegou e prendeu prontamente.
Sob custódia da polícia, a Sra. Rosa Parks foi reservado, impressões digitais, e brevemente encarcerado. O relatório policial mostra que ela foi acusada de "recusar-se a obedecer às ordens do motorista de ônibus." Para desafiar abertamente as leis raciais de sua cidade, ela manteve-se em grande risco físico, enquanto detidos pela polícia, e sua família estava aterrorizada por ela. Quando ela ligou para casa, ela falou para sua mãe, cuja primeira pergunta foi: "Será que eles te bater?"
Rosa Parks não foi a primeira pessoa a ser processado por violar as leis de segregação nos ônibus da cidade de Montgomery. Ela foi, no entanto, uma mulher de caráter incontestável que foi tida em alta estima por todos aqueles que a conheciam. No momento da sua detenção, Parks foi ativo no local da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP), servindo como secretário ED Nixon, presidente do capítulo Montgomery. Sua prisão se tornou um ponto de união em torno do qual a comunidade African American organizaram um boicote aos ônibus em protesto contra a discriminação que havia sofrido durante anos. Martin Luther King Jr., a 26-year-old ministro da Dexter Avenue Baptist Church, emergiu como um líder durante a bem coordenada boicote, pacífica, que durou 381 dias e capturou a atenção do mundo. Foi durante o boicote que o reverendo Martin Luther King, Jr., primeiro alcançou fama nacional como o público se familiarizar com sua oratória poderosa.
Depois de Rosa Parks foi condenado nos termos da legislação da cidade, seu advogado entrou com uma petição de recurso. Enquanto seu recurso foi amarrado no tribunal estadual de apelações, um painel de três juízes no Tribunal Distrital E.U. para a região, declarou no outro caso, que a segregação racial dos autocarros públicos era inconstitucional. Esse processo, chamado Browder v. Gayle, foi decidida em 4 de junho de 1956. A decisão foi feita por um painel de três juízes, que incluía Frank M. Johnson, Jr., e confirmada pelo Tribunal Supremo Estados Unidos em 13 de novembro de 1956.
Para um ato silencioso de desafio que ressoou em todo o mundo, Rosa Parks é conhecido e reverenciado como a "Mãe do Movimento pelos Direitos Civis".
Os documentos mostrados aqui relativas à detenção de Rosa Parks são cópias que foram apresentados como prova em caso de Browder v. Gayle. Eles são preservados pelo Arquivo Nacional e da Administração Records? Região Sudeste em East Point, Geórgia, na Record Group 21, Records Tribunais Distritais dos Estados Unidos, E.U. District Court for Middle District of Alabama, do Norte (Montgomery) Division. Processo Civil 1147, Browder, et al v. Gayle, et al.
Sugestão de leitura
Bass, Jack. Taming the Storm? The Life and Times of Judge Frank M. Johnson, Jr. e do Sul da Luta sobre Direitos Civis. NY: Bantam Doubleday Dell Publishing Group, Inc., 1993.
Branch, Taylor. Parting the Waters: America in the King Years, 1954-63. NY: Simon & Schuster, 1988.
Parks, Rosa. Cara Sra. Parks: Um Diálogo com a juventude de hoje.
Parks, Rosa e Jim Haskins (contribuinte). Rosa Parks: My Story.
Stevenson, Janet. "Rosa Parks não se moveria." American Heritage, vol. XXIII, n º 2, fevereiro de 1972.
Williams, Juan. Eyes on the Prize: America's Civil Rights Years, 1954-1965. Nova York: Viking Penguin Inc., 1987.